







Xinguara funcionam o Bravos Hotel, o Hotel Uai e o Hotel Boa Idéia, e se quiser comer escolha a Churrascaria do Delírio. Em Eldourado dos Carajás opte pelo Dormitório Legal. Já em Rio Maria a melhor escolha é o Dormitório dos Amigos. Na localidade de Gogo da Onça não encontrei opções, então melhor não pernoitar lá! E se for em Redenção procure o Pit Dog do Bundinha! Não sei o que é, não sei como funciona, mas registrei para vocês!
gordura de um dia inteiro. Era a cara do agora Deputado Federal Frank Aguiar, o antigo Cãozinho dos Teclados, e trazia em uma das mãos embalagem de formato singular, toda feita com sacolas plásticas de supermercado. Na outra mão, um celular!"Após carreata na madrugada desta terça-feira (24), cerca de 450 perueiros, entre motoristas e cobradores, estão acampados em frente à Prefeitura de Belém para pedir, junto ao superintendente da CTBel (Companhia de Trânsito de Belém), Alfredo Sarubby, a regulamentação do transporte alternativo. As reivindicações serão expostas em reunião no gabinete do prefeito."
Belém, 23 de novembro de 2009.
Trecho de reportagem de hoje, domingo, no Amazônia Jornal (Pai e filhos em um laço forte)!'Ela me ajuda a escolher as minhas roupas'
'O pai pode, sim, ensinar coisas que a mãe não consegue. E não se trata de incapacidade da mãe, mas sim de experiências vividas pelo pai, pelo homem', afirma o advogado paraense Fernando Gurjão Sampaio, 31, que sempre esteve presente na vida da filha Maria Fernanda, 8, desde sua gestação. Cumplicidade, amizade e companheirismo marcam o relacionamento de pai e filha. 'Ela me ajuda a escolher as roupas na hora de sair, conversamos sobre o colégio, os colegas, os professores. Somos bem sinceros e temos uma série de planos juntos, coisas que pretendemos realizar.'
Maria Fernanda mora com a mãe, mas durante a semana Fernando procura oportunidades para estar com a filha. 'Sempre que posso, durante a semana, tento pegá-la no inglês ou levar sushi para o jantar dela. Juntos brincamos, vamos ao cinema ou pegamos um DVD para assistir. Uma criança surge de um pai e de uma mãe; então a falta de um deles deveria ser algo impensável, um fator que deixaria lacuna na vida da criança. 'Com a relação de amizade Fernando espera que a filha encontre nele alguém em que possa confiar e que divida novas experiências. 'Sempre fui contra os pais que brigam com os filhos por coisas que são naturais. Prefiro que ela me conte, tendo certeza não de uma bronca feia, mas de um conselho, de uma atitude de amigo, que a ajude.'
As fotos são do amigo e grande colaborador, Wagner Mello.
cheia de tatuagens, bermuda velha e sem cor que mal lhe cobre as partes. Quando se aproxima carregando uma trouxa, inevitável não sentir medo, Praça da República no meio da noite onde tudo é suspeito e perigoso, incerteza se do fardo vai sair arma ou troço qualquer. Mas ele senta e fica quieto: o ensaio começando, atores se aquecendo e ele atento aos preparativos. Tranqüilizo! Os palhaços começam o show e ele ri, vez ou outra bebendo da garrafa de cachaça saída não sei de onde. Resolvo analisar suas reações e noto quando ele, no meio do ensaio, passa a olhar vidrado para o movimento dos atores, parece que olhando sem enxergar, o ver por ver de viagem triste e solitária por lembranças. Tive vontade de perguntar no que pensava, se lembrava de alguém ou de tempo bom, mas antes que pudesse fazer isso ele levantou e partiu, mais trôpego do que antes, a pequena garrafa de aguardente quase no fim. Num
momento pensei que ele desabaria pelas escadas, mas seguiu partindo, rumo zonzo à escuridão! Não sei se esteve conosco pelo teatro, curiosidade pelos palhaços que surgiam no meio da praça, ou se queria apenas ficar perto de gente, vontade única de não ficar só em alguma toca arranjada pelos jardins da República. Só sei que ele foi breve tal qual este texto, marcando-me pela tristeza do olhar e pelo abandono que me revelou, casa velha largada por todos que não lhe vêem como útil! 
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) decidiu acolher o pedido de intervenção federal, feito em março deste ano, para o cumprimento de mandados de reintegração de posse de fazendas invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pedido acolhido na manhã de hoje (11) por 21 votos a favor e um contra. Segundo o Espaço Aberto, o único voto contra foi da desembargadora Maria Helena Ferreira. A decisão ainda deverá ser ratificada pelo STF, sendo que a palavra final será do Presidente da República.
Passei noite agradabilíssima no ensaio aberto da peça O Mão de Vaca, convite carinhoso do Marton Maués, espetáculo que será encenado pelos Palhaços Trovadores em fevereiro de 2010. A peça é adaptação de O Avarento de Moliere, texto antigo com tema sempre atual, a usura e o apego ao dinheiro mostrados de uma forma cômica. O local do ensaio não poderia ser melhor: o anfiteatro da Praça da República em noite tranqüila e serena, ponto da cidade que é tido como impossível por muitos, medo de violência que muda os caminhos.
público heterogêneo, público ideal para o teatro. Ao nosso lado se instala uma família, pai e mãe namorando, os filhos ao redor rindo das peraltices do atores. Do outro lado um grupo de estudantes, meninos ainda, todos calados e respeitosos. Há ainda um morador de rua que ri bastante de tudo, atento. E por todos os cantos muitos curiosos, passantes que arranjam um tempo para ver a arte que se faz.
encenar determinado diálogo. Dúvida surgida, solução fácil na manga – os palhaços se dirigem ao público e perguntam: “O que vocês acham? Como vocês acham que devemos fazer?”. Surpresos, pegos da supetão, poucos ousam uma resposta. Mas basta uma opinião para que todos comecem a dar seu palpites, teatro em praça pública, teatro para o povo (nesta hora pensei: quantos aqui já devem ter ido ao teatro? Poucos, certamente. E hoje estão aqui, público que também é diretor, ator, palhaço).
comemoraram 11 anos de atividade com uma bonita festa. Neste 2009 eles ganharam uma sede própria que precisa ser reformada. E em 2010 serão tema da Escola de Samba Bole-Bole, o enredo Palhaços Trovadores: A Poesia do Riso na Passarela do Samba. Haverá uma ala reservada para os amigos, a Ala do Patarrão (em homenagem ao espetáculo "A Morte do Patarrão"), e desde já todos estão convidados.Retirada uma capivara do espelho d'água do Congresso.
Sarney: "essa capivara mostra que o Brasil continua tratando bem os animais".
A sensação era de me sentir estrangeiro em minha própria terra e isso era terrível. Tudo era piorado pois o sentimento vinha como fruto amargo do descaso, por se ter virado as costas ao que é belo e precioso.
conseguir lembrar da última vez em que estive ali, andava por entre barracas e paneiros de frutas fingindo não me surpreender com o que era belo. E não me segurava quando quem fotografava se maravilhava com as cores das pimentas e das frutas empilhadas, e sem qualquer forma de cerimônia me papagaiava em seu ombro e fingia me maravilhar somente com fotos e enquadramentos. A verdade é que pela lente da máquina eu me permiti ao deslumbre, disfarçadamente.
mil escamas coloridas. E quis comprar quilos e mais quilos de peixes e aprender a cozinhá-los, e olhar suas bocas e seus olhos e saber que peixes eram aqueles e de onde vinham. Se meus Carlos e Maria estivessem ali, certamente pegariam em tudo e achariam tudo bonito, e diriam isso aos feirantes e seus fregueses, e me pediria para comprar um pouco de cada coisa que lhes fizesse boqueabrir. Mas eles não estavam lá para servir de escape, o pai que se junta aos filhos curiosos e acaba se entregando também às descobertas. E o desejo acabou sendo detido entre os sonhos de que voltaríamos ali e faríamos muitas compras e coisas gostosas delas.
hoje tudo me é estranho!
Em minhas voltas pelo meio do povo vi todo o tipo de gente, tanto no Salão Foyer quanto na rua em frente ao gradil do Theatro: engravatados e bichos-grilo; autoridades e estudantes; pais, com seus filhos pequenos, e casais que não se importavam com preconceitos; naquele local, nenhum deles era diferente pois que todos eram amantes das mesmas toadas, criações do Mestre, amantes da mesma arte que os embalava, e lá estavam somente com o objetivo de dizer adeus.
músicas com a felicidade de moleque em primeiro baile. Ele se colocou em frente à tela e assistiu todas as sessões, desde que chegamos até que partimos.