segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Etimologices n.º 2

Da série Etimologices, vamos de geografia brasileira:
.
O nome Ceará vem do tupi Sy Ara (literalmente, "mãe da luz"), que é a designação para a luz do dia. E por ser uma terra mui ensolarada, com pouca vegetação, esparsa (o que significa poucas sombras), o Estado acabou assim nomeado.
.
Salvador, capital da Bahia, vem de sentido literal referente a um dos nomes cristãos-católicos de Deus. A curiosidade é que o nome inteiro da cidade era "Mui Leal Cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos". Ainda, em inglês é comum que a cidade seja chamada Salvador de Bahia, forma de não se confundir com San Salvador, capital de El Salvador, na América Central.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rá, que legal... confesso q minha curiosidade ainda não havia me levado a tentar saber o q significava o nome do meu Estado, Sy Ara. Show rs. Fortaleza tb é denominada Cidade do Sol.

Qdo moleque, pouco tempo rs, achava q tinha alguma analogia com deserto ( Saara / Saará? tendeu rs)

Tanto disse...

Saara seria uma boa explicação também, porque não? Algumas vezes acho que as crianças têm melhor lógica para entender coisas que nos, adultos, já nos bloqueamos!

Mas bem... quase tudo vem do Tupi, o que era falado ali por tudo, por tudo aqui! Sy Ara, Ceará.

Caro Cearense, agora já sabes!

O Gnomo Verde disse...

Não tinha nome menor pra essa merda? frecura de mui hermosa y leal ciudad de san salvados de bahia de todos los santos. Parece coisa de hermano