domingo, 8 de novembro de 2009

Tecnobrega

Enquanto escrevo, escuto Viviane Batidão tocar Galera da Golada, tecnobrega dos bons, cheio de samples e efeitos sonoros. E antes que achem que escrevo de alguma sede de clube, dessas onde acontecem festas de aparelhagem, explico: estou no conforto do meu lar escutando a Rádio Uol, um dos maiores arquivos musicais da internet brasileira.

Cheguei até essa seleção de música paraense, com 92 das mais tocadas atualmente nas aparelhagens, por meio de um link que encontrei na janela com notícias que se revezam, na página principal do Uol, intitulado – Guetos do Pará, Veja o filme “Brega S/A" e ouça os hits do tecnobrega, de Belém.

Ao clicar também fui direcionado para matéria intitulada "Tecnobrega é trilha sonora da periferia de Belém do Pará; veja o filme ´Brega S/A´ e ouça os hits do estilo“, que é boa de ser lida por não tratar o estilo musical como algo ridículo, burlesco.

Muito ao contrário!

A matéria mostra que é criação tipicamente paraense ("síntese da mistura da música eletrônica e da cultura de DJs com a canção romântica brasileira, o pop internacional, o calypso e outros ritmos tradicionais do norte do país."), que se mantém à margem da grande indústria fonográfica e obtém grande sucesso. E ainda dá grande destaque para o documentário produzido pelo Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, o Brega S/A, que pode ser visto no próprio sitio da Uol.

Para os que gostam ou não do Brega, vale pela citação imparcial e justa sobre coisa tipicamente paraense.

2 comentários:

Anônimo disse...

Coincidentemente eu ouvi, sem querer, num programa do pagodeiro ( sic ) Netinho de Paula uma banda cujos vocalistas ( um casal) são de SAMPA e levaram todos os musicos daqui do PA para formar a manda usando esse ritmo que, me parece, sera a nova onda a la " kalypso " a bombar por lá. A letra era bizarra... rs


Mas vamos deixar claro uma coisa aqui meu amigo, sob nenhuma hipótese, nem com uma possível "fama daqui a 10 anos" , eu vou a tecnobregas tirar fotos contigo kkkk ME RECUSO, nem convide kkkkkk.

E tenho dito.

W

Tanto disse...

Ok! Não pretendo te convidar para tanto! Era somente para que tomem conhecimento do relato, para aqueles que gostam, ou não!