terça-feira, 24 de novembro de 2009

Transporte Alternativo

Os perueiros resolveram paralisar suas atividades hoje, dia 24 de novembro de 2009, buscando com isso forçar o Município a regulamentar a atividade! Pretendiam com isso pressionar criando caos no transporte público, ônibus que não dariam conta do sufoco! Mas não vejo paradas lotadas nem caos. Muito pelo contrário: está tudo em ordem! Falharam na pressão, o que me faz questionar: voltarão a pressionar da forma usual, bloqueando ruas e avenidas (isso sim capaz de gerar verdadeiro caos em Belém)?
.
Na ORM:
"Após carreata na madrugada desta terça-feira (24), cerca de 450 perueiros, entre motoristas e cobradores, estão acampados em frente à Prefeitura de Belém para pedir, junto ao superintendente da CTBel (Companhia de Trânsito de Belém), Alfredo Sarubby, a regulamentação do transporte alternativo. As reivindicações serão expostas em reunião no gabinete do prefeito."

5 comentários:

Mari Tupiassu disse...

Mas gente, que q tá acontecendo aqui?
O próprio transporte coletivo de Belém é um caos. Os ônibus convencionais não dão conta do recado. Então regulamentar o transporte alternativo, com adequação e fiscalização, seria uma ótima alternativa.

Mas...

Tanto disse...

Sim sim, essa seria uma excelente opção! O problema é que o grande lucro deles vem da informalidade! Em Ananindeua o Demutran apreendeu, certa vez, uma kombi que tinha bancos de madeira no lugar dos estofados normais. Com adequação e fiscalização tudo seria perfeito, se bem que o melhor mesmo seria transporte de massa de qualidade, metro!

Luana Castro disse...

Metro aqui seria o ideal, mas para quando? Já vimos diversas promessas de vários políticos em suas campanhas, com projetos e blablablá...nada de concreto!

Enquanto isso o povo vai sofrendo com o transporte de péssima qualidade. Ônibus, vans, mototaxis, bicicletas...

Tanto disse...

Mototaxi, a novidade, me arrasa. Detesto com todas as minhas forças os caras! É o cúmulo da irresponsabilidade.

Anônimo disse...

A quantidade de carros de passeio na cidade, já comentamos, esta impraticável.

Transporte de massa é a solução!!! Mas o Alternativo ( perueiros ) da forma que existe hoje, não tem condições. A Moto,aff, esse nem deve entrar na questão rs. O Transporte coletivo oficial é terrível, sucatas ambulantes, motoristas mal preparados, usuários mal educadas...

Eu pessoalmente fiz uma opção consciente de não usar carro próprio e penso que esta é a tendência a ser seguida, em algum momento, por muitos num futuro muito próximo. Não vai ter jeito.
Claro que minha decisão foi facilitada porque moro e trabalho em posições estratégicas para pegar aquele micro Castanheira com ar condicionado e , pelo que me consta, o mais confortável da cidade. Uma decisão econômica, verdade, e politicamente correta se formos analisar questões como aquecimento GLOBAL( mas esse é outro assunto ), malha viária urbana ineficiente causando o trânsito caótico, etc.

Essa é a solução. Penso que tenha de existir mais opções de transporte coletivo urbano ( perueiros sim, pq não?), mas com qualidade para seus usuários ( carros novos, confortáveis, motoristas preparados, campanhas educacionais para usuários, etc )

Utopico? Nem tanto, tenho certeza que se um dia isso ocorrer em Bel, muitos vão deixar seus carros em casa e ir para o trabalho de coletivo. Já acontece em muitas cidades do mundo, já começou a acontecer em nossa maior capital, SP, e é tendência como disse acima.

E tenho dito... W