quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um ano de Domisteco

Há um ano surgia o Domisteco, Fernandel, com a função inicial de publicar esses dois textos, Para fazer filhos dormir I e Para fazer filhos dormir II. Depois disso, juro que não sabia o que fazer. Não tinha planos, não sabia como divulgar o blog e nem sabia se novos textos apareceriam. Mas eles surgiram, assim como os leitores. Surgiram também bons amigos, novos e antigos. Um deles é o Yúdice, pessoa maravilhosa, excelente advogado e professor, que me inspirou bastante com o seu Arbítrio (e ainda me inspira). Encontrei os meninos do Flanar, especialmente o Carlos Barreto e o Francisco Rocha (além do Yúdice, de novo), com seu blog ativo e sempre atual. Encontrei o Wagner Okasaki e seu poético Belenâmbulo, amigo com o qual já dividi boas aventuras (e outras ainda serão divididas). Encontrei a Franssinete Florenzano e seu Uruatapera, jornalista comprometida com todas as causas boas e certa, pessoa honesta e correta que não foge de luta e nem tem medo de cara feia. E não poderia deixar de mencionar o Lafa Lafa Bafana Bafana Lafayete Nunes e seu Xipaia, amigo que é dono do melhor humor e com quem se pode contar sempre.
Logo depois surgiu o Twitter e meu alterego, o @tantotupiassu, ou Pé-de-pano, o cavalo branco do Pica pau que tenta sempre ser alegre e raivoso, esperançoso e descrente, tudo isso em uma TL perto de você. Com o Twitter vieram muitos novos leitores, e em muito devo a ele essas 34 mil visitas em um ano. E vamos aos números: foram 331 postagens e 1315 comentários (uma média de 3,97 comentários por texto), 85 seguidores e vários links fantásticos. O mês com mais postagens foi novembro de 2009, ainda na empolgação do surgimento, com 44 textos. O mês com menos postagens foi fevereiro de 2010, mês de problemas e mudanças no trabalho, marca miúda de 8 textos apenas.
Os textos variaram: fomos da descrença nos políticos em postagens que pretendiam ser engraçadas (aqui e aqui), à críticas às eleições em postagens mais sérias (aqui e aqui). Fomos da denúncia de situações de violência na cidade (Assalto do Vinícius e meu assalto - esse, infelizmente, campeão de comentários no blog com 39 participações) a temas polêmicos (como na questão da Divisão do Pará e na Autodeterminação dos povos). Houve amor e houve raiva. Houve relato de viagem, pelo Pará e pelo Brasil (como a Fotonovela do Jambú, Textos pequenos da janela do ônibus e De Mosqueiro 3), e houve amor e ódio por Belém. Houve Natal e houve morte, e houve Círio e houve perda. Em resumo: houve tanta coisa que só uma releitura deste ano seria capaz de dizer... Nem falei das Palavras do dia, das Mulheres de Belém, dos Resmungos, das Etimologices... E desculpem pela quantidade de links, mas o pai se orgulha do filho.
E como isso não é uma despedida, e o blog continua aqui, oferecido aos interessados, não vou fazer mas listas ou relatos. O que restar falará por si.
Para terminar, muito obrigado a todos. Não sei o que esperava, mas pelo que sinto posso dizer que era mais ou menos isso. E devo a todos que entraram aqui, aos que visitam religiosamente e aos que entram uma vez na vida, outra na morte -e aos que só vieram uma vez, mas vieram. A todos devo meu agradecimento e é por vocês que corro atrás e busco fazer sempre melhor.
Agora, até 14 de outubro de 2011 no aniversário de dois anos.

7 comentários:

Luiza Montenegro Duarte disse...

Eu entro religiosamente e continuarei fazendo! :)
Parabéns pelo blog e pelo alterego Pé-de-pano!

Yúdice Andrade disse...

Como lembras, do blog só reclamei que o criaste e não me avisaste. Mas depois de conhecê-lo, muitas leituras agradáveis, instrutivas e divertidas me foram proporcionadas.
Parabéns pelo blog e grato pelas referências pessoais. Como costumamos dizer lá no Flanar, vamos adiante!

lu kowalski disse...

Parabéns pelo blog super inteligente, informativo e engraçado tbm...vida longa pé de pano!!!!

Anônimo disse...

Parabéns, Bocó!

Um ano! Eu conheci o blog quando ele tinha três meses. Eu o vi crescer! (que lindo).

Sim, mereces o reconhecimento
(e não posos deixar de postar que percebi a estatística do post de um ano, tal qual o vídeo show faz às vezes com novelas).

Parabéns, Tanto!

Beijos.

Bocó!

Carlos Sacramenta disse...

Conheci o blog tardiamente, mas como tudo acontece no tempo certo, terei tempo para ler os post´s anteriores com mais tranquilidade. Parabéns pelas matérias e vida longa ao blog.

Tanto disse...

Obrigado a todos pelos comentários, pelas visitas e pela confiança. Voltem sempre - e prometo cinco reais por mês pelas visitas. Att. Papai Noel.

Lafayette disse...

Agora que li, agora que agradeço as palavras, que seu blog continue sendo um grande oganza bizaza, amigo.