segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bhopal

“Muitos – particularmente as crianças e os velhos – morreram nas suas camas quando o gás entrou nas suas casas. Outros, incluindo mulheres que agarravam os seus bebés, fugiram apenas para caírem na rua. Muitos foram encontrados depois, amontoados, doentes e agonizantes nas entradas da cidade. Manadas de bois foram mortas e cadáveres de cabras cobriam as bermas das estradas onde antes vagueavam. As folhas das árvores ficaram amarelas e enrugadas – as colheitas ficaram queimadas nos campos e foram cobertas por uma fina camada branca.” (BBC, 28 de Agosto de 2002)

"O máximo que podem conseguir são dois anos de prisão e cinco mil rúpias de multa (cerca de US$ 105) para a liberdade pagando uma fiança. Foi uma bofetada para todos e uma decisão vergonhosa" (Rashida Bee, da associação Chingari, 07 de junho de 2010)

Qual o resultado da soma? Uma fábrica de produtos químicos + enormes falhas no sistema de segurança + pressão constante da matriz americana para gerar mais lucros + um entorno de favelas recheadas de gente pobre.

Na Índia, cidade de Bhopal, madrugada de 03 de dezembro de 1984, o resultado destes fatores foi a morte imediata de três mil pessoas, segundo a Suprema Corte daquele país. Desde a fatídica noite, segundo várias organizações médica, mais de 25 mil pessoas morreram vítimas de seqüelas. Muitas outras estão incapacitadas para trabalhar de forma irremediável, escravos que são da miséria e de seu sofrimento. Foram 40 toneladas de metisocianato, produto químico dos mais tóxicos, que vazaram de uma fábrica americana, a Union Carbide, produtora de inseticidas.

A empresa alegou, inicialmente, que havia sido vítima de um atentado terrorista. Depois, não mais conseguindo manter tal versão, passou a sustentar a tese de sabotagem cometida por um de seus funcionários. Por fim, ficou provado que grande quantidade de água foi introduzida de forma incorreta e irresponsável em um dos tanques. Isso teria gerado uma forte reação química que aumentou a pressão interna no cilindro e, enfim, resultou no vazamento fatal.

A Union Carbide foi comprada pela Dow Química em 2001, empresa que adquiriu seus ativos e seu passivo, inclusive os ambientais. As vítimas ainda lutam para receber, dos novos donos, indenização qualquer que lhes ajude a enfrentar a desgraça vivida.

Hoje, 07 de junho de 2010, depois de 26 anos de tramitação, o Tribunal de Bhopal condenou oito dos acusados pelo escapamento tóxico de 1984. Depois de duas décadas de julgamento, declarações de 178 testemunhas da acusação e oito da defesa, elaborou um total de 3.008 documentos e quase 30 mil mortos, oito pessoa foram finalmente condenados por ter "causado mortes com negligência" e por "homicídio culposo sem grau de assassinato". As penas - no máximo de dois anos segundo diferentes meios de imprensa - serão conhecidas em momento posterior.

7 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Levei esta para o "Arbítrio". Que coisa terrível...

Anônimo disse...

é tão absurdo q nem parece verdade.

Tanto disse...

Yúdice, pode levar o que quiser, quando você quiser.

Anônimo das 09:59 - o pior não é imaginar que isso seja absurdo ao ponto de parecer mentira. O pior é imaginar quantas coisas do tipo existem por aí e a gente nem sabe...

Ana Miranda disse...

É inacreditável que vidas possam valer tão pouco...
Há pessoas que colocam o lucro acima de qualquer coisa e ainda são beneficiadas por gananciosos iguais a elas...

Anônimo disse...

O que falou o anônimo das 09:59 é de refletir... de fato não parece real que, ao olharmos mais atentamente as fotos e 'deixarmos' "cair a ficha", sentimos dor e vergonha ...

W

Tanto disse...

Ana Miranda e W - a vida vale muito pouco para certas pessoas. As imagens parecem montadas, tiradas de um filme de terror.

Anônimo disse...

estou fazendo um trabalho de química sobre esse acidente, isso foi terrível, e eu não admito que a pena por essa tragédia seja apenas de 2 anos !