quarta-feira, 2 de junho de 2010

ABL elege sucessor de José Mindlin nesta quarta-feira

A Academia Brasileira de Letras vai eleger nesta quarta-feira, dia 2 de junho, o novo ocupante de sua Cadeira 29, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, falecido em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 2010.

Concorrem à vaga quatro candidatos: o advogado, escritor e Ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau; o diplomata e escritor Geraldo Holanda Cavalcanti; o compositor e escritor Martinho da Vila, e o escritor, ensaísta e atual diretor da Biblioteca Nacional Muniz Sodré.

A eleição, a realizar-se na Sala de Sessões da ABL, será secreta e presidida pela Secretária-Geral Ana Maria Machado, no exercício interino da Presidência por força do licenciamento temporário, por motivo de saúde, do Presidente Marcos Vinicios Vilaça.

O Regimento Interno da ABL prevê que as eleições serão realizadas em votação secreta, colocando-se na urna os envelopes correspondentes a cada escrutínio (são previstos quatro), enviados pelos Acadêmicos ausentes, bem como as cédulas dos presentes, apurando-se, em seguida, o resultado de cada escrutínio, considerando-se eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, neste caso, 20 votos.

Caso nenhum dos candidatos obtenha tal número no primeiro escrutínio, passa-se ao segundo e, sucessivamente, ao terceiro e quarto. Ao terceiro e quarto concorrem apenas os que tiverem obtido, pelo menos, dez sufrágios em algum dos escrutínios anteriores. Se, realizado o 4º escrutínio, nenhum candidato obtiver a maioria absoluta, abrir-se-á, de novo, a inscrição para o preenchimento da vaga.

Apurada a eleição, a Presidente interina proclamará o resultado e dele dará conhecimento ao eleito, se houver. Em seguida, procederá à tradicional cerimônia de queima dos votos.

A Cadeira 29 foi fundada por Artur Azevedo, que escolheu como patrono Martins Pena, e foi sucessivamente ocupada por Vicente de Carvalho, Cláudio de Souza e Josué Montello.

Fonte: ABL

2 comentários:

Robson Almeida disse...

Fale Tanto!
Passando pra te avisar que o "mas era só o que faltava!" já está no ar, com a primeira crônica esperando um comentário teu!
Vai lá...
www.maseraso.blogspot.com
Abraços cara
Robson

Tanto disse...

Vou lá agora mesmo. Vou linkar aqui no Domisteco.