terça-feira, 2 de março de 2010

Quer dormir melhor? Compre um Iphone.


Em dezembro de 2009, recebi uma proposta da TIM para trocar meu aparelho celular, transação aceita diante do excelente desconto que receberia. Já utilizava um smartphone da Motorola, por isso optei pelo mesmo tipo de aparelho. O maior problema foi a cruel dúvida: "qual marca escolher - o funcional Blackberry ou luxuoso Iphone?" Ao meu lado encontrei ferrenhos defensores de ambas as marcas, e acabei optando pelo Iphone, tentativa de conciliar o uso do celular com minha paixão por Mac. Hoje, completados pouco mais de dois meses com o aparelho, posso afirmar que ele confirmou tudo que sempre escutei ou li, o celular que só falta falar e pensar.

E o que me levaria a postar um texto sobre algo tão trivial e cotidiano?

Bem... No dia 18 de fevereiro, deitado para dormir, já sentindo os sinais da insônia que me ataca quase todas as noites, resolvi “passear” pela App Store (loja virtual de aplicativos para Iphone) e topei com a existência de um pequeno aplicativo, “Sleep Cycle”, que prometia grandes feitos: regular seu sono e providenciar despertares magníficos.



Neste ponto eu preciso explicar – a App Store está cheia de aplicativos que prometem o mesmo (utilizam sons, imagens ou quaisquer outra treta que possamos imaginar). Este, em particular, falava de gráficos, ciclo de sono e um bando de outras “cientifiquices”. Fui conferir os comentários e acabei surpreso – não havia nada que o desabonasse, somente comentários empolgados, maravilhados com o desbunde de tecnologia que o aplicativo prometia e cumpria! O preço era bom, $-0,99, e acabei comprando. Li o manual, fiz todos os acertos e deitei sem botar muita fé no brinquedo novo, a certeza desgastante de uma noite mal dormida, de um acordar amassado e indesejável.

Para minha grata surpresa, não é que a coisinha funcionou? Pode parecer brincadeira, mas é verdade... Desde quinta-feira passada venho dormindo bem e acordando como um anjo, coisa que quase sempre me era um sonho distante.



Funciona assim: o aplicativo usa o microfone e os sensores de movimento do celular para fazer um gráfico do seu sono (aqueles momentos de sono leve e profundo). Com tais dados, ele fica “alerta“ e verifica qual o melhor momento para te acordar, de acordo com a hora marcada no despertador e o momento do seu sono. Ou seja: você marcou para acordar 08h00min e o aplicativo percebe que são 07h30min; você está prestes a entrar num outro ciclo de sono profundo; antes que você caia nos braços de Morfeu, ele providencia que o despertador toque em horário anterior ao marcado e, voila, um acordar no momento correto. Sim! Isso mesmo! Ele fica de olho no seu sono e não deixa que você volte para estado de sono profundo se estiver muito próximo ao seu despertar. Maravilha, não é?

Tenho acordado melhor, sinto um sono saudável na hora exata e durmo melhor. Ou seja, ele beneficia um ciclo adequado para seu sono. Tudo que um insone como eu queria.

Aplicativo: Sleep Cycle.

Preço: $-0,99 (noventa e nove centavos de dolar).

Aparelho: Iphone.

Onde comprar: App Store.

O que faz: regula seu sono, de acordo com ciclos de sono leve e sono profundo.

9 comentários:

Ana Paula disse...

Adorei amicooo!!
já quero um pra mim. Logo meu sono que é uma beleuza...

Nathy Nagano disse...

Hahaha post pago é?? Diz aê qnd estás ganhando pela propaganda! =)

Hehehe brincadeirinha! Aff... preciso de um desses tb, aliás, dois, um pra mim e um pra filhota.. =p

Yúdice Andrade disse...

O Barretto, nosso confrade lá do
Flanar, já conhece esse? Ô sujeito obcecado por Mac!

Anônimo disse...

Existe um para quem lute contra o sono?

#prontocomentei.

Bocó.

Tanto disse...

Existem aplicativos que ajudam no sono (baixei um com sons, que é uma beleza, funciona de forma boa) e aplicativos que te ajudam em outros aspectos do sono (como este, que ajuda no acordar).

Nathy,

Não ganhei nada...hahaha... ó o prazer de dormir bem.

Pedrox disse...

Fantástico! Eu preciso destre programa para regular meu sono, mas antes eu preciso de um iPhone. Será que não rola num Nokiazinho básico?

Abs

Thiago disse...

EU QUERO!!!

Não tenho problemas com insônia (só quando como muito pouco antes de dormir), mas qualquer coisa que ajude a melhorar o sono é uma boa...

Onde tem pra baixar ilegalmente? LOL =P

Jane M disse...

Ai, que sonho! (sem trocadilhos).
Mas esse negócio não corre o risco de te deixar dormir alem da conta não, né?

Muito bom, adorei, tenho certeza que um despertador berrando nos ouvidos é a coisa mais agressiva que a criatura pode suportar.

Como não tenho IPhone, uso o método da janela aberta, ou seja, conforme vai ficando claro, começo despertar. Mas só agora meu método está funcionando plenamente, porq acabou o chatérrimo horário de verão.

Bjo

Tanto disse...

Pedrox, acho que só funciona no IPhone, pois são necessários todos os modernos sensores que mencionei.

Thiago, deixa de ser muquirana e paga 90 centavos de dolar. Se quiser, te empresto.

Jane, não há risco de passar da hora, pois mesmo que você não acorde o despertador irá tocar.