quarta-feira, 17 de março de 2010

Improváveis Heróis

Para Expedito Paz, meu comentarista esportivo particular.

Com a proximidade da Copa começam a surgir informações e estatísticas sobre tudo e todos. Esta lista me surpreendeu por mostrar jogadores que beiravam o mediocre, o comum, e por conta de um dia inspirado, de um sopro divino, acabaram entrando para a história esportiva com breves e importantes momentos.

1. Joe Gaetjens

Joe Gaetjens nasceu no Haiti, sequer teve carreira em clubes profissionais, mas jogou com os Estados Unidos na Copa de 50 na mais incrível partida da história das Copas: 1 a 0 e vitória americana sobre a Inglaterra em Belo Horizonte. Gol dele, claro.

2. Helmut Rahn

Com só 24 anos, Helmut Rahn iniciou a Copa de 54 como reserva e virou titular da Alemanha Ocidental apenas no mata-mata. Discreto, guardou os gols para a decisão: foram dois, além de uma assistência, contra a Hungria magiar de Puskas na mais surpreendente decisão da história das Copas.


3. Amarildo

Um dos poucos novatos em relação ao título de 1958, Amarildo chegou à Copa de 62 como reserva e foi acionado com a lesão de Pelé. Marcou duas vezes contra a Espanha, em vitória por 2 a 1, e foi decisivo na final diante da Checoslováquia, empatando a partida vencida por 3 a 1.

4. Geoff Hurst

Atleta de equipes menores da Inglaterra, Hurst só tinha oito partidas pela seleção inglesa quando estreou na Copa do Mundo. Sequer era o preferido em seu país, mas fez a história com três gols na decisão contra a Alemanha, feito jamais igualado por qualquer outro jogador.

5. Gianni Rivera

Embora fosse um jogador bastante famoso, o italiano Rivera (direita) começou a Copa de 70 no banco de reservas Foi de lá que saiu na épica semifinal contra a Alemanha para marcar o gol da vitória por 4 a 3, no que foi considerado o maior jogo da história mundialista.

6. Paolo Rossi

Envolvido em um esquema de apostas, Rossi foi suspenso do futebol por dois anos e chegou em má forma física ao Mundial de 1982. Marcou três vezes contra o Brasil, duas contra a Polônia e ainda outra na decisão contra a Alemanha.

7. Yordan Letchkov
Letchkov defendia o Hamburgo, mas em 1994 não jogou a favor da Alemanha: coadjuvante no time de Stoichkov, ele fez o gol decisivo contra os germânicos nas quartas de final. Foi um de seus cinco pela seleção da Bulgária.

8. Lilian Thuram

Em oito anos de futebol italiano, Lilian Thuram marcou dois gols. Na Copa do Mundo de 98, precisou de alguns minutos para isso: na semifinal contra a Croácia, a França venceu com dois gols dele - também foram seus únicos com a camisa da seleção.

9. Marco Materazzi

Desde 1998, a defesa italiana tinha Cannavaro e Nesta, que se machucou durante o Mundial de 2006 e abriu espaço para Materazzi. O zagueiro suplente marcou duas vezes naquela Copa, uma delas na final contra a França. De quebra, foi o autor da provocação responsável pelo cartão vermelho a Zidane.

10. Sergio Goycochea

A glória demorou 27 anos para surgir na vida do goleiro argentino Sergio Goycochea: reserva no início do Mundial de 1990, ele pintou na equipe por conta da lesão do titular Pumpido. Ficou famoso por pegar pênaltis decisivos contra Itália e Iugoslávia. Por ironia, a Argentina perdeu a decisão para a Alemanha por 1 a 0, gol em penalidade convertida por Brehme.

As informações são do site Terra e foram copiadas de forma literal. Se quiser ver o original, está aqui.

4 comentários:

Expedito Paz disse...

A lista tá bacana, bom trabalho do pessoal do Terra. E a casa agradece pela dedicatória.

Abração!

Anônimo disse...

Reflexão?

Good post.

PS... melhor o banner, né?

Tanto disse...

Expedito, de nada. Realmente tenho pouco contato com esporte, e és tu que me mantem informado.

Anônimo das 14:31 - Reflexão, sempre. Obrigado pelo GOOD POST. O banner ficou lindo.

Anônimo disse...

Eu lembro do Goycochea, tinha raiva dele.