sábado, 27 de novembro de 2010

O que esperar?

Segundo dados do UOL Eleições, em 2008, quando Duciomar Costa se reelegeu para o segundo mandato de Prefeito de Belém, a cidade contava com uma frota espetacular de 140 mil carros, 2.265 ônibus e 28,3 mil motos. 
Nesta época o trânsito já era um grande problema, verdadeiro vespeiro que ninguém ousava tocar, e assim ficou. 
Hoje a cidade se mostra impraticável: A frota de carros só fez aumentar. Cresceu o número de motos por conta da liberação dos mototaxistas. O transporte coletivo, esses 2.265 ônibus, só se sucateou mais.
Antes havia horário para engarrafar e ruas problemáticas. Hoje temos engarrafamentos a qualquer hora e em praticamente todas as ruas importantes.
O trânsito em Belém se resume da seguinte forma: Qualquer trajeto na cidade, por menor que seja, demorará ao menos 20 minutos - O transporte público representa uma sacrifício - Ninguém regula os mototaxistas, o que só faz piorar o caos geral.
A Governadora tentou ajudar, já no final do seu mandato, com a construção do Elevado Daniel Berg (e conseqüente reformulação do sistema viário nas proximidades do aeroporto). Para os motoristas acostumados à confusão permanente naquelas bandas, realmente a ajuda foi válida - e só tenho escutado bons comentários sobre a obra.
Por seu lado o Município parece completamente inoperante (dizem até que o Prefeito nem mora mais na cidade!). As vias estão sem manutenção e algumas parecem ter sido bombardeadas em alguma guerra. Outro dia circulei pela Timbiras e não consegui imaginar o que é morar naqueles trechos transformados em lamaçal. Pior ainda é a Pariquis, freqüentemente submersa e impregnada do odor desagradável de esgoto.
O que espera o próximo Prefeito em 2012? 
Certamente muita confusão e problemas para resolver. O eleito deverá vir armado de dose extra de competência e paciência, e pelo bem da cidade, que é uma cidade maravilhosa, espero que o povo escolha com sabedoria
Requisito básico exigido do próximo Prefeito: que ao menos more na cidade...

Um comentário:

Belenâmbulo disse...

Boa hora para começar sua campanha.
Pensei que fosse concorrer a deputado.

Para prefeito, se eles não fazem, TANTO FAZ!!!

Já tem um voto garantido, mas não se esqueça do meu deaesse.

Abraço