sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Palavras do ano + etimologices = Retrospectiva

Janeiro: Terremoto, do latim Terrae Motus, movimento da terra - liberação súbita de energia que provoca movimentos na superfície terrestre - No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7,0 na escala Richter atinge o Haiti, país mais pobre da America Latina. Os mortos chegam a 270 mil, ultrapassando em número de vítimas o tsunami na Ásia em 2004, sem contar os milhares de desabrigados e mais de 4 mil amputados. Dentre os mortos estão 21 brasileiros que prestavam serviço no país, inclusive Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança. Depois o país sofreu com saques, violência, doenças e falta de estrutura - e ainda sofre.
Fevereiro: Exército, do latim exercitus, -us, exercício, multidão - Conjunto de todas as forças militares terrestres de uma nação; conjunto de forças de cada beligerante em campanha. No dia 3 de fevereiro de 2010, durante uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, indicado para ocupar uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), disse que soldados não obedecem a comandantes homossexuais. Segundo Cerqueira Filho, "talvez tenho outro ramo de atividade que ele [o militar homossexual] possa desempenhar". Ele continuou: “Não é que eu seja contra o homossexual, cada um tem que viver sua vida. Entretanto, a vida militar se reveste de determinadas características que, em meu entender, tipos de atividades que, inclusive em combate, pode não se ajustar ao comportamento desse tipo de indivíduo”.
Março: Guerra, do germânico Werra - Inimizade declarada e luta armada entre nações ou partidos; inimizades e atos de hostilidade entre famílias e pessoas; arte militar. No dia 7 de março de 2010 o longa-metragem "Guerra ao terror", de Kathryn Bigelow, foi o grande vencedor do Oscar 2011, derrotando a superprodução "Avatar", de James Cameron. Bigelow é ex-mulher de Cameron e foi a primeira vitória de uma mulher na categoria de melhor direção. Os outros prêmios foram em melhor filme, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som.
Abril: Tortura - do latim Torquere, torcer, dobrar, deformar - A procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, de 67 anos, é acusada de agredir de forma sistemática a filha adotiva, de dois anos de idade. Após laudos, investigação e processo judicial, a procuradora foi condenada a oito anos de prisão pelo crime de tortura. A criança, abandonada pela mãe em um abrigo do Rio de Janeiro, passou pouco mais de um mês na casa nova. Quando foi recolhida por uma equipe da Vara da Infância, em 15 de abril de 2010, estava dormindo no chão da sacada do amplo apartamento de luxo da mãe adotiva, no bairro de Ipanema, onde ficava o cachorro da procuradora aposentada.
Maio: Vulcão - do latim Vulcanus, -i, Vulcano, deus do fogo - montanha de onde, por uma abertura chamada cratera, saem matérias candentes, fogo ou somente fumaça. Um vulcão com nome impronunciável, Eyjafjallajokul, na distante Islândia, entra em erupção em 21 de março de 2010 e se faz conhecido no mundo todo. Acima do vulcão havia uma camada muito grossa de gelo. Quando a magma tocou esse gelo fez surgir uma quantidade enorme de vapor que, juntamente com a poeira do vulcão, fechou o tráfego aéreo europeu por seis dias, causando transtornos em todo o mundo. O Eyjafjallajokul entrou em erupção pela última vez em 1918, e sua recente movimentação pode ter despertado um vulcão ainda maior, o Katla.
Junho: Chuva, do latim pluvia - água que cai das núvens. Com imagens geralmente relacionados à seca e ao sol inclemente, os estados de Alagoas e Pernambuco sofrem, na noite do dia 23 de junho de 2010, com chuvas arrasadoras e inesperadas. Nos dois Estados foram 45 mortos, 54 municípios afetados e outros 30 em situação de emergência. Muitas comunidades ficaram isoladas e mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelo aguaceiro. E como se não bastasse, a população ainda sofreu com desvio de doações e remédios que serviriam para aliviar o problema.
Julho: Goleiro, do brasileiro, Golo + eiro; mesmo que português Guarda-redes. Atleta cuja função é evitar o gol da equipe adversária. No dia 7 de julho é decretada a prisão do goleiro do Flamengo, Bruno, assim como de macarrão, Dayabbe e mais quatro envolvidos no desaparecimento de Elízia Samúdio, de 25 anos, com que o goleiro manteve relacionamento extraconjugal e teve um filho. Elízia está desaparecida desde 4 de julho e seu cadáver nunca foi descoberto. Uma das possibilidades para a ocultação mencionava que partes do corpo teriam sido oferecidas a cachorros da raça rottweiler.
Agosto: Mina - do celta, mwny, metal bruto, pelo francês mine, jazida de metais (influência do gaulês meina e do irlandês méin) - jazigo de minérios, trabalhos realizados para extração de minérios. Em 5 de agosto, um acidente em uma mina de cobre e ouro no Deserto do Atacama, no norte do Chile, deixou 33 mineiros presos a uma profundidade de 700 metros. Somente no dia 22 de agosto, por meio de um bilhete de letras vermelhas enviado por uma sonda, chegou a primeira notícia: "estamos bien en el refugio los 33". Eles seriam resgatados somente no dia 13 de outubro, dois meses depois, e sobreviveram com uma dieta rigorosa: duas colheres de atum enlatado, um gole de leite e meio biscoito a cada 48 horas.
Setembro: Petróleo, do latim petroleu (petra + oleum) oléo de pedra - Óleo mineral natural, combustível, de cor muito escura, dotado de um cheiro característico mais ou menos pronunciado. Somente no dia 19 de setembro de 2010, a British Petroleum conseguiu interromper um vazamento de petróleo que havia começado em 20 de abril, no Golfo do Méximo, EUA, após uma explosão que matou 11 pessoas. Foram 87 dias de vazamento que arruinou a costa de quatro estados americanos e se configura como o pior derramamento de petróleo na história dos EUA. No final, foram 4 milhões de barris derramados nas águas do Golfo e uma redução de 70 bilhões de dólares do valor de mercado da BP.
Outubro: Presidenta - do latim Praesidens, -entis, que é particípio presente de praesideo, -ere, comandar, governar, feminino de Presidente, mulher que preside, esposa de um presidente. No dia 31 de outubro de 2010, Dilma Vana Rousseff (PT), com 62 anos, é eleita a primeira mulher Presidenta do Brasil com 56% dos votos válidos (mais de 55 milhões de votos). O segundo colocado, José Serra (PSDB), obteve 44% dos votos. O índice de abstenção foi o mais alto da história: 21% dos eleitores deixaram de votar.
Novembro: Fraude - do latim Fraus, fraudis - engano, má-fé, logro. A divulgação de uma fraude bilionário no banco Panamericano choca os brasileiros e derruba o mito de invencibilidade de seu dono, Sílvio Santos. Segundo o diretor de Fiscalização do Banco Central, Alvir Hoffmann, tanto os credores quanto os clientes não serão afetados pelo rombo nas contas do Panamericano. Já seu dono sofreu duro golpe: em rara demonstração de responsabilidade, ofereceu suas 44 empresas e marcas, SBT e Jequiti inclusas, além de bens pessoais, como garantia da dívida.
Dezembro: Luta - do latim luctor, -ari, lutar, combater, esforçar-se por. O Vice-Presidente da República, José Alencar, continua a lutar contra um câncer. Internando desde 23 de novembro de 2010, recebe alta no dia 17 de dezembro e volta a ser internado poucos dias depois. Em 22 de dezembro ele passa por mais uma cirurgia, a décima sétima dele, para tentar conter uma hemorragia no abdômen. No dia 23 de dezembro, quase véspera do Natal, a prova definitiva de luta contínua: apesar de estar passando por seu pior momento, o Vice-Presidente acredita que estará presente na posse da Presidente eleita, Dilma Rousseff, que acontecerá no início de janeiro. Tomara que sim.

Há um ano era assim.

5 comentários:

Breno Malheiro disse...

Só espero que na próxima retrospectiva tenham mais momentos bons que ruins. Ao contrário dessa.

Jane M disse...

Tanto querido, adorei sua retrospectiva, vou confessar que só não faço a minha porque ela não teria mínimia lógica/método e a sua está perfeita!
Na retrospectiva trago a lembrança te ter te conhecido, e de que mais uma vez a internet me trouxe surpresas maravilhosas e amigos incríveis.
Apesar da chatice, das luzes feias, dos papais noeis encardidos, estou aqui mais uma vez pra desejar Feliz Natal e um ano novo sem planos mirabolantes, apenas renovado de forças pra começar tudo de novo!
Beijos em vocês todos.
Jane

Monsores disse...

Tanto, meu amigo, isso foi genial!
Da escolha dos temas, a concepção da idéia.

Que orgulho!

Yúdice Andrade disse...

Adoro restrospectivas, Fernando. Nem sei por qual razão, mas gosto. A tua está excelente, na escolha dos temas e na forma.

Ida Lenir disse...

Tanto, grande sacada! Achei super criativa a forma de vc se referir ao ano que passou (que está passando...). Os eventos... tudo perfeito.
Um ótimo 2011 para vc e muita inspiração.
Da Mulher Despeitada