sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobre os veados

Uma das grandes serventias da ciência é responder grandes questionamentos da humanidade. Por exemplo, pesquisadores do Departamento de Pesca e Recursos de Vida Selvagem do Kentucky, EUA, acabam de explicar porque veados ficam parados ao ver farol de carro: "Os veados são crepusculares". Ou seja: veados começam a ter maior atividade cerca de uma hora antes do anoitecer, até uma hora depois do amanhecer. Por conta desse horário, os veados têm a visão otimizada com pouca luz. Assim, quando a luz de um farol atinge os olhos que estão completamente dilatados, os veados não conseguem enxergar nada, e eles simplesmente "congelam" até que seus olhos possam se adaptar. "Eles não sabem o que fazer, então não fazem nada" explica o biólogo David Yancy.
Exemplo de como veados
podem ser cegos
Ainda segundo Yancy, para os padrões humanos, veados são completamente cegos. A cegueira, e o fato de serem crepusculares, explica a grande quantidade de colisões entre carros e veados nos EUA - que atinge o ápice na temporada de reprodução, quando machos ceguetas se deslocam em busca de fêmeas receptivas.

4 comentários:

Monsores disse...

Eu aprendi que os veados são mais inteligentes que muitos homo sapiens que quando não sabem o que fazer, fazem merda.

Adoro teus textos, cara.

Ida Lenir disse...

Gostei da resposta de Monsores. Só tenho um adendo: veados são machos, e, como machos, no fim, sempre fazem merda. kkkkkkkkkk No meu ponto de vista, kkkkkkk
Você é ótimo, kkkk

Carlos Sacramenta disse...

Não sei não...mas pelo título do post me pareceu uma mensagem subliminar aí...Apesar de tudo aprendi mais alguma coisa referente a veado(o animal!)

Tanto disse...

Que bom que todos aprenderam algo com os veados. Realmente, como disse um amigo, em algumas situação, se você não sabe o que fazer, melhor não fazer nada.