quinta-feira, 15 de abril de 2010

Obelisco de Luxor, em Belém?

Paris recebeu dos egípcios um obelisco que milenarmente estava na entrada do Templo de Luxor. O Obelisco foi re-erguido em 1836, por ordem do rei Luiz Felipe, na Praça da Concórdia, justamente no local antes ocupado pela temida guilhotina.
Em Belém, cidade já ornada com réplicas do Big Ben e da Estátua da Liberdade, não poderia faltar réplica de monumento alusivo à Cidade-Luz. Eis então que me deparo, esquina da 3 de maio com Conselheiro, com a tal cópia.
Obelisco da 3 de maio
Me intriga que, em uma cidade já completamente poluída e visualmente destruída por uma fiação horrenda, ainda se permita a instalação de postes que mais parecem monumentos mal acabados dedicados ao descaso e à feiúra.
Percebi que o tal poste não é o único, em feia seqüência que percorre a 3 de maio, sentido da baixada, e ainda corta grande parte da Mundurucus, até quase o canal que lhe põe fim. São dezenas de mondrongos enormes, metros e mais metros de puro descaso com a cidade já desgastada por tantos descasos.
Postes ao longo da 3 de maio
Não sei o que são os enormes postes, pontos de penduração de algo qualquer, e nem sei quem os colocou ali, meio da cidade, rua movimentada no ir e vir diário de muitos. Só sei que lá estão, e pobres nós que somos forçados à convivência monstruosa.
Obelisco na esquina da Mundurucus com Castelo
Coisas de Belém.

7 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

É a tal mudernidade, Fernando. Os neopostes, ao que parece, receberão novos cabos vindos de uma nova (ou reformada) subestação da Celpa nossa-de-cada-dia. Dizem - vê bem: dizem - que a energia será melhor, menos sujeita a interrupções. Ou seja: aceita os postes, belenense, que eles são para o teu bem.

Anônimo disse...

Q coisa escrota. Não queria ter isto na frente de casa.

Maick Costa disse...

Cômico, se não fosse trágico. Não há em Belém qualquer resquício de planejamento urbano, e quando é contratada uma empresa para fazer planejamento (vide JICA) os projetos ficam engavetados por mais de 20 anos. Ê Brasil....

Tanto disse...

Francisco, realmente me resta aceitar - não pude opinar e nem escolher, e como imposição, aceitarei.

Anônimo das 12:43 - Escroto mesmo. Isso acaba com qualquer vista!

Maick, amigo. Há muito deixamos de ter planejamento urbano em Belém. Para que fazer isso, se tudo é permitido... acho que é essa a lógica dos que administram a cidade.

Belenâmbulo disse...

Tô contigo, amigo!
Já me manifestei algumas vezes sobre esse assunto, mas acho que o prefeito estava trabalhando e não teve tempo de visitar o blog...

http://belenambulo.blogspot.com/2009/04/o-poste.html
http://belenambulo.blogspot.com/2009/03/por-uma-belem-sem-fios.html
http://belenambulo.blogspot.com/2009/11/quero-fazer-um-gato-ai-tambem.html

Abraço

Francisco Rocha Junior disse...

E olha que ele é fã assumido do teu blog, Wagner!

Tanto disse...

Verdade, Wagner. Indicação do mês, com direito a uma foto na parede e tudo o mais.