segunda-feira, 13 de maio de 2013

2013 - Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo

Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães, Companhia das Letras, São Paulo, 2012, 732 páginas.

O livro é interessantíssimo. Conta a história de Carlos Marighella, do nascimento até sua chacina pelos agentes da ditadura militar em São Paulo, em 04 de novembro de 1969.
Marighella abdicou de tudo para lutar contra as ditaduras que afloravam em terra brasileira, tendo relativa paz somente nos breves períodos em que o Brasil se encontrou mais "arrumado" politicamente. 
Membro de primeira hora do Partido Comunista Brasileiro, PCB, levava como rígida regra de vida sua ideologia - o que lhe manteve longe de riquezas, luxos ou facilidades.
Optando sempre pelo caminho mais tortuoso, mas necessário, largou o partidão quando, após o golpe de 64, viu a necessidade de intensificar a luta contra os militares, fazendo questão de sair do campo exclusivo da ideias defendido pelos comunistas de carteirinha. 
Pegou em armas, criou a ALN, Ação Libertadora Nacional, e implantou a guerrilha urbana no país, como meio para desenvolver a guerrilha rural, este sim seu grande objetivo. Foram assaltos a Bancos, empresas e onde mais pudessem arranjar dinheiro, o que chamava de expropriação à causa patriótica.
O livro é interessante porque passa em revista boa parte da história do Brasil, dando enorme foco aos períodos ditatoriais, além de revelar não somente os acertos e qualidades do biografado, mas também seus erros e defeitos.
Alguns pontos, com o tempo, deverão ser corrigidos pela história e pelos fatos, e personagens retratados no livro como grandes revolucionários ainda serão mostrados como merecem sê-lo. Ao menos tenho essa esperança.

Livro 2.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Valeu a recomendação. Vou procurar.

Doralice Araújo disse...

Ótimo resumo, Tanto Fernandel.