sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De Mosqueiro 02

Belém, 02 de fevereiro de 2010


Durante anos foi passeio habitual descer a rua do aeroporto até à praça da Capela do Sagrado Coração de Jesus, igreja minúscula que sempre estava fechada. O objetivo da caminhada era chegar à praia do Farol, os meninos em busca das melhores ondas que o final da tarde nos oferecia em Mosqueiro.

A Capela sempre esteve lá, marco do ponto final de nossa caminhada, a água que logo avistaríamos. Mas apesar das inúmeras vezes que por ali passamos, certo é que a primeira vez em que percebi seus detalhes foi em visita inesperada no dia 02/02/2010, um dia qualquer das minhas férias, caminho já traçado para comer tapioca na Vila.

A Igreja é linda, rodeada de belezas únicas e surpreendentes, plantada que está no coração da rua mais movimentada da Ilha. Construida em 1909, reformada em 2000 por iniciativa de uma Gráfica particular de Belém, a chave da Capela fica nas mãos de um dos moradores das redondezas que se prontifica a abri-la para os poucos frequentadores que quiserem alguns minutos de reza.

São poucos, mas orgulhosos da beleza que os acolhe, a joia rodeada de encanto e quase sempre esquecida pelo olhar, a pressa de sempre ao dirigir e prestar atenção nas curvas do caminho.


Fotos: Fernando Gurjão Sampaio.

7 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Ótimo e delicioso post, amigo.

Tanto disse...

Obrigado, Carlos. Só faltava uma barraquinha (discreta) de tapiocas para o final da tarde ter sido perfeito na visita à Capela.

Anônimo disse...

Na foto da estátua você faz uma arte chamada DOF, que põe a imagem em dois planos. Uma focada e o fundo desfocado. Perfeita. Ótimas fotos você tem com seu novo brinquedo. Continuo fã. Sempre.

Bocó.

Francisco Rocha Junior disse...

Belas fotos, Fernando. Onde fica a capela?

Tanto disse...

Francisco. A Capela fica no início da Av. 16 de novembro, lá onde as praias do farol e Chapéu Virado fazem fronteira.

Anônimo, obrigado pelo comentário e explicação da arte. Fiz e nem sabia.

Francisco Rocha Junior disse...

Tá muito diferente... realmente, faz anos que não noto essa capela.
Belíssimas as postagens sobre Mosqueiro.
Abração.

Fátima Viana Turenko disse...

Essa capela é linda,pena que fica sempre fechada e não pode realizar
o seu unico objetivo,levar as pessoas a oração.